top of page

MINICURSOS / SHORT TERM COURSES

Música sacra brasileira até 1830 - análise e questões estilísticas.

Brazilian sacred music until 1830 - analysis and stylistic issues.

Dr. Carlos Alberto Figueiredo (UNIRIO/ PPG Música UFG)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resumo:

O curso tem como objetivo principal analisar obras sacras brasileiras compostas até 1830, levando à discussão sobre seus aspectos estilísticos e sua inserção no panorama das músicas brasileira, portuguesa e europeia de forma geral desse período.

 

The main purpose of the course is the analysis of Brazilian sacred works composed up to 1830, bringing the discussion about the their stilistic aspects and their insertion in the panorama of the Brazilian, Portuguese and european music in general of this period.

 

 

 

 

Canção luso-brasileira no séc. XIX: tipificação, edição e execução.

Luso-Brazilian music in the 19th century: classification, editing and execution.

Dr. Alberto José Vieira Pacheco (UFRJ / CESEM/Universidade Nova de Lisboa)

 

 

 

 

Resumo:

A canção é um dos gêneros musicais mais perenes da história da música. Como tal, tem merecido a atenção de muitos pesquisadores ao redor do mundo. Vários investigadores têm recentemente trabalhado sobre a canção em Português, a partir de vários pontos de vista. Por exemplo, graças aos esforços de uma equipe liderada por Rui Vieira Nery, foi concedido ao Fado o estatuto de Património Cultural Imaterial da Humanidade, em 2011. Contudo, as canções do século XIX não receberam a mesma atenção. Isto é resultado da reconhecida negligência que este século tem sofrido por parte da musicologia portuguesa e brasileira durante muitas décadas. Por outro lado, devemos reconhecer que o estudo da música desse século tem merecido crescente interesse por parte da comunidade musicológica luso-brasileira. Além do próprio trabalho deste professor sobre hinos patrióticos e modinhas, outros pesquisadores, tanto em Portugal quanto no Brasil, estão envolvidos nos estudos da canção através da edição musical, da análise e da performance. O que se pretende neste curso é convidar o aluno a se debruçar sobre as canções luso-brasileiras desse século, levando-o a conhecer melhor alguns de seus gêneros e a refletir sobre os desafios e problemas ao se editar e interpretar esse patrimônio.

 

The song is one of the most perennial genres of music history. As such, it has attracted the attention of many researchers around the world. Several investigators have recently worked on the song in Portuguese, from several points of view. For example, thanks to the efforts of a team led by Rui Vieira Nery, the Fado was elevated to the status of Intangible Cultural Heritage of Humanity in 2011. However, the songs of the nineteenth century have not received the same attention. This is the result of the recognized negligence that this century has suffered from the Portuguese and Brazilian musicology for many decades. On the other hand, we must recognize that the study of the music of this century has received growing interest from the Luso-Brazilian musicological community. In addition to the work of this teacher on patriotic hymns and modinhas, other researchers, both in Portugal and Brazil, are involved in studies of song through the music publishing, the analysis and the performance studies. The aim in this course is to invite the student to look into the Luso-Brazilian songs of the nineteenth century, leading him to know better some of its genres and to think about the challenges and problems when editing and interpreting this heritage.

Teoria, Cognição, e prática de Ritmo Musical.

Theory, Cognition and practice of Musical Rhythm.

Dr. Eduardo Lopes (IA/DM Universidade de Évora / PPG Música UFG)

 

 

 

 

 

Resumo:

Direcionado para todos os músicos (instrumentistas, cantores, musicólogos e compositores), este mini-curso irá abordar questões do ritmo musical através de três perspectivas complementares: (1) a da teoria da música ocidental, em especial as mais relevantes formulações teóricas sobre o ritmo desde Cooper and Meyer a Lerdahl and Jackendoff; (2) do ponto de vista da cognição através da apresentação da construção teórico/fenomenológica para a análise do ritmo musical “Just in Time” (Lopes 2003); e da experiência das qualidades do ritmo através da prática de vários exercícios musicais visando o ritmo em grupo e a improvisação rítmica. Este mini-curso pretende assim oferecer aos seus participantes um abrangente conhecimento do ritmo musical – este que é constantemente definido como um dos mais importantes parâmetros da musica.

 

Intended for all musicians (instrumentalists, singers, musicologists, and composers), this short course will address issues of musical rhythm through three complementary perspectives: (1) The theory of Western music, especially the most relevant theoretical formulations on rhythm ranging from Cooper and Meyer to Lerdahl and Jackendoff; (2) A perception stance through presenting the theoretical/phenomenological construction for the analysis of rhythm "Just in Time " (Lopes 2003); And the experience of rhythm qualities through the practice of various musical exercises focussing group rhythm, as well as rhythm improvisation. This short course thus aims to provide its participants with a comprehensive knowledge of musical rhythm – a parameter constantly defined as one of the most important in music.

 

Heitor Villa-Lobos: Idiomatismo técnico-violonístico e aspectos composicionais.

Heitor Villa-Lobos and the Guitar: idiomatic and compositional aspects.

Dr. Eduardo Meirinhos (UFG)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

​​​​

Henrique Oswald: história, análise, interpretação.

Henrique Oswald: history, analysis, interpretation.

Dr. José Eduardo Martins (USP)

 

bottom of page