DATA/DATE: 13 a 17 de Junho de 2016/ June 13th to June 17th, 2016

LOCAL/VENUE: Goiânia, Centro Cultural UFG e EMAC/UFG

E-MAIL PARA SUBMISSÕES/E-mail for submissions:

musicologia.ufg@gmail.com

 

​​Musicologia e Diversidade / Musicology and Diversity

PROGRAMAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES

Relação dos ARTIGOS aprovados (2016)

​​​​​​​​​​​APRESENTAÇÃO/ OVERVIEW

 

O VI Simpósio de Musicologia tem como finalidades: proporcionar reflexões sobre os caminhos plurais da musicologia na contemporaneidade, ampliar o intercâmbio entre núcleos e centros de estudos; incentivar a produção científica e artística no que diz respeito ao campo musicológico; oportunizar a divulgação de pesquisas existentes na área da musicologia, em âmbito nacional e internacional.

 

The VI Symposium on Musicology aims to stimulate reflections about the pathways of musicology in today’s world, as well as foster the exchange between research centers, building the scientific and artistic production related to the musicological field and the diffusion of musicological research at national and international levels.

 

REALIZAÇÃO/ ORGANIZATION/ACCOMPLISHMENT

 

Escola de Música e Artes Cênicas da UFG/PPG Música

Centro Cultural UFG

Caravelas - Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira/CESEM/FHSC/UNL

 

 

DATAS IMPORTANTES/IMPORTANT DATES

 

Período para submissão de artigos: até 29 de Abril de 2016

Submission deadline: April29th, 2016

 

OBS:

Número máximo de páginas: 08 (não incluídas ilustrações e referências)

08 (not including illustrations and references)

 

Divulgação dos artigos aceitos: 18 de Maio de 2016

Notification of accepted papers: May 18th, 2016

 

Data para envio da versão final do artigo para integrar os Anais: 22 de Maio 2016

Deadline for the submission of revised articles (accepted authors only): May 22th, 2016

 

Divulgação dos horários das comunicações: 29 de Maio de 2016

Presentation schedule: May 29th, 2016

 

As propostas de comunicação poderão ser enviadas em duas categorias:

(1) comunicações individuais;

(2) propostas para sessões temáticas.

 

Presentation proposals can be sent in two categories:

( 1 ) individual papers;

( 2 ) proposals for thematic sessions.

 

As propostas devem ser enviadas para uma das cinco temáticas abaixo

Submissions should be in accordance with one of the following thematics

 

  • Musicologia histórica, novos objetos e trajetórias:

Nesta temática serão aceitos trabalhos de musicologia histórica e trabalhos que contemplem o diálogo da musicologia com a história, antropologia, sociologia, literatura, linguística, semiologia etc. Busca estimular a pesquisa com novos objetos de estudo: música popular, bandas de música, estudos de gênero, o exercício da profissão de musicólogo, políticas culturais, produção, circulação e recepção da obra musical, dentre outras diversidades.

 

Historical Musicology, new objects and trajectories:

This theme involves research that present relationships between musicological studies and history, anthropology, sociology, literature, linguistics, semiotics, etc. It aims to stimulate research on new study objects such as: popular music, band music, gender studies, musicology as a profession, cultural policies, production, circulation and reception of the musical work, and other diversities.

 

 

  • Musicologia e interfaces com a cena dramática:

Nesta temática serão aceitos trabalhos que exponham possíveis relações de estudos musicológicos com a cena dramática: criação (composição, performance, roteiro, direção), trabalho vocal e instrumental, trabalho corporal, cognição, figurino, cenografia, inter-relações com a história, cultura e sociedade, dentre outras possibilidades.

 

Musicology and its interfaces with the dramatic scene:

This theme involves research that present possible relationships between musicological studies and drama scene: creation (composition, performance, script, and direction); vocal and instrumental technique; body in the scene; cognition; costumes; set design; interrelationships with the history, culture and society, as well as other possible relations.

 

 

  • Musicologia e criação musical (composição e performance):

Nesta temática serão aceitos trabalhos que exponham possíveis relações de estudos musicológicos com a performance musical ou composição musical: estudos sobre interpretação, criação (composição e performance), estilos, gêneros (incluindo música popular), estudos de gênero, músicos e inter-relações com a história, cultura e sociedade, dentre outras possibilidades.

 

Musicology and music creation (composition and performance):

This theme involves research that present possible relationships between musicological studies and musical performance or musical composition: creation (composition and performance); styles; genres (including popular music); gender studies; musicians and interrelationships with the history, culture and society, as well as other possible relations.

 

 

  • Musicologia e interfaces com a Educação:

Nesta temática serão aceitos trabalhos que exponham possíveis relações de estudos musicológicos em seus aspectos históricos, sociais e culturais, com processos de ensino e aprendizagem, em espaços de educação formal ou não formal.

 

Musicology and interfaces with Education:

This theme involves research that present possible relationships between musicological studies (in their historical, social and cultural aspects) and processes of teaching and learning in formal and non-formal settings.

 

 

  • Diálogos: artes, cultura, história, sociedade:

Nesta temática serão aceitos trabalhos que explorem possíveis interfaces entre diferentes formas de expressão cultural (músicas, danças, teatro, festas e celebrações, estudos sobre o jogo, paisagens sonoras, paisagens urbanas etc.) com a história e a sociedade, por meio da memória, das formas orais de transmissão de fazeres e saberes, da construção de narrativas, da concepção de patrimônio imaterial.

 

Dialogue: arts, culture, history and society

This theme explores possible interfaces between forms of cultural expression (music, dance, drama, festivals and celebrations, game studies, soundscape, urban landscapes, etc.) and history and society. It should consider the exploring of memory, oral forms of transmission of activities and knowledge, the construction of narratives, and the concept of intangible heritage.

 

 

 

I - INFORMAÇÕES GERAIS/GENERALINFORMATION:

 

1. Resumos das comunicações ou sessões temáticas serão publicados no Caderno de Resumos (com ISSN)

    Abstracts will be published in the Book of Abstracts (with ISSN)

 

2. Artigos completos serão publicados em Anais online (com ISSN), após a realização do evento

    After the event completed articles (accepted authors only) will be published online (with ISSN)

 

3. O texto deve ser inédito (não publicado ou em processo de publicação; não apresentado em outros eventos)

    The text submitted must be original (not yet published, neither in publishing process nor already presented at other event)

 

4. A língua oficial do evento é o português, porém serão aceitos trabalhos em espanhol e inglês

    The official language of the event is Portuguese, but papers in English or Spanish will also be accepted

 

5. A aprovação dos trabalhos é de inteira responsabilidade da Comissão Científica, ouvidos os consultores Ad-hoc

    The approval of the papers is of sole responsibility of the Scientific Committee, after hearing the Ad-hoc consultants

 

6. Autores e coautores devem se inscrever no evento até a data de envio da versão final do trabalho (22 de Maio 2016) a fim de que sua participação seja incluída na programação, no Caderno de Resumos e nos Anais Online

Authors and co-authors must register for the event by May 22th, 2016.Only then their participation will be included in programming of the event, Volume of Abstracts and online Proceedings.

 

 

II – SUBMISSÃO DE TABALHOS/SUBMISSIONS

 

1.Comunicações:

A proposta deve trazer no alto da página, imediatamente antes do título, em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaço simples, justificado à esquerda, as seguintes informações

 

The following information should be placed right before the title, in Times New Roman size 10, single space, left-justified.

 

Nome /name

E-mail

Telefone/phonenumber

Instituição de origem (se houver alguma) /Affiliations (ifany)

Atuação profissional/ Professional activity

Temática escolhida/ Chosenthematic

 

2. Sessões Temáticas:

A proposta deve trazer no alto da página, imediatamente antes do título, em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaço simples, justificado à esquerda, as seguintes informações dos participantes

 

The following information should be placed right before the title, in Times New Roman size 10, single space, left-justified.

 

Nome /name

E-mail

Telefone/phone number

Instituição de origem (se houver alguma)/Affiliations (ifany)

Atuação profissional/ Professional activity

Temática escolhida/ Chosen thematic

Breve Currículo de cada um dos participantes (até 200 palavras) deve vir no final dos resumos enviados pelo   coordenador /  The session coordinator should include at the end of the abstracts a biography (up to 200 words) of each participant.

 

 

OBS: Apenas o coordenador da Sessão Temática deverá enviar os resumos em nome de todos os participantes, antecedidos por um Título da Sessão e de um breve comentário do tema abordado. Cada participante deverá enviar o seu trabalho completo separado, repetindo o resumo no local indicado.

O arquivo enviado pelo coordenador e os arquivos enviados por cada um dos participantes da Sessão Temática deverão trazer a indicação como título: SESSÃO TEMÁTICA seguida de um título relacionado com a temática do trabalho. Ex. Sessão Temática Música e Significado

 

The abstracts for each session should only be sent by its coordinator. These should be preceeded by a proposed Session Title and an esuing theme contextualization. The completed article should then be sent seperately by the participant and including the abstract.

The document to be sent by the coordinator and the one by each participant should indicate as title: Thematic Session, followed by a proposed title. Example: Thematic Session – Music and Meaning

 

 

III - NORMAS PARA ENVIO DE ARTIGOS: número máximo de páginas: 08 (não incluídas ilustrações e referências)

        GUIDELINES FOR PAPERS: maximum number of pages: 08 (not including illustrations and references)

 

1. Título (logo abaixo das informações solicitadas no item II; deve ser apresentado em Português e em Inglês).

    The tiltle should be presented in both Portuguese and English (just below of the information requested in item II).

 

2. Resumo (até 250 palavras)e Palavras-chave (até cinco): devem ser apresentados em português e em inglês.

   Abstract and Keywords (up to five) should be presented in both Portugueseand in English.

 

3. Introdução: deve conter a contextualização do tema, problematização, objetivos, justificativa.

   Introduction: should contain the contextualization of the theme, the central question of research, its objectives, and an explanation why it is of  scientific interest.

 

4. Desenvolvimento: fundamentação teórico-metodológica, discussão, resultados (finais ou parciais).

    Discussion: theoretical and methodologica lfoundation, discussion, results(partial or final).

 

5. Conclusões: devem responder às questões da pesquisa, corresponder aos objetivos, apresentar recomendações, se for o caso.

    Conclusions: should be based solely on the presented research and in objectives of the study. Recommendations may be included.

 

6. Referências (apenas aquelas citadas no corpo do artigo).

    Bibliographic references: only the ones effectively cited in the body of the paper.

 

7. Autocitações devem ser omitidas no corpo do texto e nas referências, na versão de submissão, para garantir avaliação imparcial. Para tanto, substitua o(s) nome(s) do(s) autor(es) por “XXXX”. As citações omitidas devem ser revistas e inseridas após aprovação do artigo, se for o caso.

 

Self-citations should be omitted in the text and references (in the submission version),to ensure impartial evaluation. To do so, replace the name(s) of author(s) as "XXXX". The citations omitted should be reviewed and inserted after approval of the article, if applicable.

 

8. Exemplos musicais (Ex.), figuras (Fig.), tabelas (Tab.) etc., devem ser inseridos no texto como figura com resolução baixa para internet (.jpg 72dpi), numerados e acompanhados de legenda explicativa clara e objetiva de no máximo 3 linhas em fonte Times New Roman tamanho 10, espaço simples, e devem também ser enviados em arquivos de imagem (.tiff ou .jpeg) separados com resolução de 300 dpi.

 

Musical examples (Ex.), Figures (Fig.), Tables (Tab.) etc., should be inserted in the text at low resolution for internet(.jpg72dpi), numbered and accompanied by clear and objective explanatory caption of no more than 3 linesin Times New Romansize10, single spaced, and should also be sent in file image (.tiff or.jpeg) separated with a resolution of300 dpi.

 

 

OBS: as propostas devem ser enviadas exclusivamente para o e-mail:  musicologia.ufg@gmail.com/ Proposals should be sent only to: musicologia.ufg@gmail.com

 

 

III - NORMAS PARA FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS / FORMATTING GUIDELINES FOR ARTICLES

 

O texto deve ser enviado em formato word:

 

1. Margens: As margens devem ter 3 cm à esquerda, 2 cm à direita e 3 cm na margem superior e 2 cm na margem inferior.

2. Espaçamento: O Resumo deve ser digitado em espaço simples.O texto deve estar em espaço 1,5 e as citações com mais de 3 linhas, que devem ser feitas com espaçamento simples e recuo de parágrafo.

3. Fonte: Times New Roman, tamanho 12.

4. Referências: Devem ser feitas em espaço simples internamente, com uma linha em branco entre as entradas e com alinhamento à esquerda.

 

The article should be sent as a Word document:

 

1. Margins: Indented left margin 3 cm; right margin 2 cm; upper margin 3 cm; and lower margin 2 cm

2. Font: Times New Roman, size 12

3. References: Should be single spaced, containing a paragraph space between each, and left-aligned.

 

 

VI - NORMAS PARA FORMATAÇÃO DAS REFERÊNCIAS (Somente as obras citadas no corpo do artigo) /

        REFERENCES GUIDELINES (Only the works cited within the article.)

 

Devem ser apresentadas em espaço simples, com alinhamento justificado e seguindo as normas da ABNT/2000 (NBR 6023) e do Manual da PRPPG (CEGRAF, 2005). Fonte: Times New Roman, tamanho 12.

 

References are to be presented in single space, justified and following ABNT/2000 (NBR 6023) and the Manual of PRPPG (CEGRAF, 2005). Font: Times New Roman, size 12. Paper A4. Margins: right 2,0 cm; left 3,0 cm, sup. 3,0 cm and inf. 2,0 cm.

 

Livros/Books:

 

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor. Título do Trabalho: subtítulo [se houver]. Edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. Número de páginas. / LAST NAME, First name (s) of the Author. Paper title: subtitle [if any]. Edition [if not the first]. Place of publication: Publisher, year. Number of pages.

Exemplos / Examples:

MEYER, Leonard B. Music, the Arts, and Ideas: patterns and predictions in twentieth-century culture. 2. ed. Chicago: The University of Chicago Press, 1994. 235p.

COHEN, Louis; MANION, Laurence. Research Methods in Education. 4. ed. London: Routledge, 1994. 298p.

 

Partes de livros (capítulos, artigos em coletâneas, etc.) / Chapters:

 

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor da Parte da Obra. Título da parte. In: SOBRENOME, Prenome(s) do Autor da Obra. Título do Trabalho: subtítulo [se houver]. Edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. Capítulo ou páginas inicial-final da parte.

LAST NAME, First name (s) of the Author ofthe WorkPart. Titleof the piece. In: LAST NAME, First name (s) of the Author of the Work. Title: subtitle [if any]. Edition [if not the first]. Place of publication: Publisher, year. Chapter or first-last pages of part.

Exemplo / Example:

WEBSTER, Peter. R. Research on Creative Thinking in Music: the assessment literature. In: COLWELL, Richard (Ed.). Handbook of Research on Music Teaching and Learning. New York: Schirmer Books, 1992. p. 266-280.

 

Artigos em periódicos/Journals:

 

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Artigo. Título do Artigo. Título do Periódico, Local de publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial-final do artigo, data.

LAST NAME, First name (s) of Author of Article. Article Title. Journal title, place of publication, volume number, issue number, initial and final page of the article, date.

Exemplo / Example:

LOANE, Brian. Thinking About Children’s Compositions. British Journal of Music Education, Cambridge, v. 1, n. 3, p. 205-231, 1984.

 

 

Trabalhos em anais de eventos científicos/Papers in congresses:

 

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número do evento, ano de realização, local. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação. página inicial-final do trabalho.

LAST NAME, First name (s) of theAuthor(s). Paper title.In:NAME OFEVENT, event number, year of implementation, location. Title. Place of publication: Publisher, year of publication. first and last page of the paper.

Exemplo / Example:

DELALANDE, François. A Criança do Sonoro ao Musical. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 8., 1999, Curitiba. Anais... Salvador: ABEM, 2000. p.48-51.

 

Dissertações e Teses/ Dissertations and Thesis:

 

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título do Trabalho, ano da defesa, Instituição. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Número de páginas.

LAST NAME, First name (s) of the Author(s). Title, year of defense. Institution. Place of publication: Publisher, year of publication. Number of pages. /

Exemplo / Example:

PRESGRAVE, Fábio S. Aspectos da Música Brasileira Atual: violoncelo.  Tese de Doutorado. Instituto de Artes da Universidade de Campinas, 2008. Campinas, 2008. 247p.

 

Partituras publicadas/Published scores:

 

SOBRENOME, Prenome (s) do Autor do Trabalho. Título da Obra. Identificação. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

LAST NAME, First name (s) of theAuthor(s). TitleofWork.Identification. Place of publication: Publisher, year of publication.

Exemplo / Example:

MOZART, Wolfgang Amadeus. Don Giovanni. Libretto por Lorenzo da Ponte com versão em inglês de W. H. Auden e ChesterKallman. New York: G. Schimer, 1961.

 

 

Partituras não publicadas/Unpublished scores:

 

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título da Obra. Identificação. Local de publicação: informação sobre o tipo de registro gráfico da obra (informar o editor e ano da edição, se houver), ano da composição.

LAST NAME, First name(s) of the Author(s). Title of the Work. Identification. Place of publication: information on the type of graphic recordof the work(inform the publisher andyear of publication, if applicable), year of composition.

Exemplo / Example:

VILLANI-CÔRTES, Edmundo. Casulo. Para violoncelo, piano e soprano. Partitura. São Paulo: manuscrito, 1992.

CUNHA, EstércioMarquez. Movimento para Contrabaixo e Orquestra. Partitura. Goiânia: Finale (ed. Sonia Ray, 2003), 2000.

 

Gravações em mídias sonoras/ Recordings (CD, Tape)

 

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título da Gravação. Tipo de gravação. CD número de série (ou informe a origem da gravação. Ex: independente, caseira). Identificação da Gravadora [se houver], ano [obrigatório. Se incerto, acrescente uma interrogação no último dígito. Ex: 198?]. LAST NAME, First name (s) of the Author(s). Title of the Recording. Record Type. CD serial number (or enter the recording source).

Exemplo / Example:

EVORA, Cesaria. Café Atlantico. CD 74321678022. BMG Brasil, 1999.

 

Gravações em Vídeo/ Video Recordings (DVD, VHS)

 

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título do Video. Produção (direção, regência...) de Nome do Responsável. Tipo de fita, duração da gravação. Local de publicação: Editora ou Gravadora, ano de publicação.

LAST NAME, First name (s) of the Author(s). Video Title. Production(direction, regency ...) Name of Responsible Person. Type of tape, recording duration. Place of publication: Publisher or Label, year of publication.

Exemplo / Example:

PERLMAN, Itzak. Itzak Perlman: in my case music. Produzido e dirigido por Tony De Nonno. Videocassete, 10 min. New York: DeNonno Pix, 1985.

 

Entrevistas não publicadas/ Unpublished interviews:

 

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Entrevista de Nome e Sobrenome do entrevistador em data da entrevista. Cidade. Tipo de registro. Local.

LAST NAME, First name (s) of theAuthor(s). InterviewName andSurnameof the interviewerand date of the interview.City. Record type. Location.

Exemplo / Example:

NORMAN, Jesse. Entrevista de José da Silva em 20 de novembro de 1998. Chicago. Gravaçãoemcassete. Chicago Symphony Hall.

 

 

Trabalhos em anais Online de eventos científicos/ Paper sat Online Proceedings:

 

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número do evento, ano de realização, local. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Páginas inicial-final do trabalho. Disponível em <endereço do sítio>. Data do acesso.

LAST NAME, First name (s) of theAuthor(s). Paper title. In: NAME OFEVENT, event number, year of implementation, location. Title. Place of publication: Publisher, year of publication. First-last pages of work. Available in<recipientweb site>. Date of access.

Exemplo / Example:

BARRENECHEA, Lúcia. Homenagens Pianísticas de Camargo Guarnieri: um estudo de intertextualidade. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 19., 2010, Curitiba. Anais... Goiânia, 2009, 627-629. Disponível em <http://www.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2009/VII_Performance.pdf>. Acesso em 26 jun 2012.

 

 

Outras fontes pesquisadas na rede/ Other on line sources:

 

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor. Título do Trabalho: subtítulo [se houver]. Disponível em <endereço do sítio>. Data do acesso. 

LAST NAME, First name (s) of theAuthor. Paper title: subtitle [if any]. Available in<recipientweb site>. Date of access.

Exemplo / Example:

ONOFRE, Cíntia C. de. Música por Computador: novas possibilidades de criação e profissionalização. Disponível em <http://www.iar.unicamp.br/disciplinas/am625_2003/Cintia_artigo.html>. Acesso em 14 ago 2004.

 

Para notas no corpo do texto com citação direta/Direct citations:

 

Sobrenome (ano de publicação, página) - Neste caso a citação deve vir com aspas e traduzida (se em língua estrangeira). EX: De acordo com Silva (2005, p. 47), “o fazer musical está associado…”  ou  “O fazer musical está associado...”, afirma Silva (2005, p. 47). Nota: quando a citação direta é acima de três linhas, destacam-se as palavras citadas com um espaço duplo antes e depois do texto citado, em fonte Times, tamanho 10; não se usa aspas e inclui-se o número de página ao final da citação.

Last name (year of publication, page number); in this case the citation should come with quote sand translated (in foreign language). EX: According to Silva(., 2005, p. 47), "the music-makingis associated with..." or" The music making is associated..." says Silva(2005, p. 47.). Note: when a direct quotation is over three lines long, a double space before and after the text quoted should be used (in Times font, size10). Do not use quotation marks and include the page number at the end of the quote.

 

Para notas no corpo do texto com citação indireta/Indirect citations

 

(SOBRENOME, ano de publicação. Página de onde foi tirada a citação). Neste caso, o número de páginas é opcional, porém, recomendada.

(LAST NAME, year of publication, page from which the quote was taken) -In this case the number of pages is optional, but recommended.

Exemplo / Example:

A música de câmera tem recebido significativa atenção de pesquisadores na área de psicologia da performance nos últimos cinco anos. (SILVA, 2005, p. 236).